Dra. Maria Inês de Castro Martins Secca Ruivo

     

Dados Pessoais

 

Nome: Maria Inês de Castro Martins Secca Ruivo
Data de Nascimento: 22 de Setembro de 1972
Naturalidade: Angola, Malange
Grau Académico: Licenciatura

E-Mail: isruivo@sapo.pt

 

 

Habilitações

 

Licenciada em Design de Equipamento pela ESAD -  Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos

 

Doutoramento

 

“Design para o futuro. O indivíduo entre o artifício e a natureza”

 

INSTITUIÇÃO: Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Artes

ORIENTADORES: Prof. Doutor F. Carvalho Rodrigues e Prof. Doutora Maria de Fátima Teixeira Pombo

PERÍODO: Iniciado em Outubro de 2004

OBJECTIVOS:

1.       Estudo das dinâmicas conceptuais de artifício e sua contextualização no âmbito do design;

2.        Estudo e enquadramento da realidade sócio-económica e ambiental em que surgem as propostas de BioDesign e Biónica mediante as problemáticas inerentes ao design industrial, na Europa e nos EUA, dos anos 70;

3.       Estudo e caracterização dos últimos 100 anos de design industrial em Portugal e justificação da escolha da obra do designer Paulo Parra no contexto do trabalho a desenvolver;

4.       Caracterização dos conceitos de Biónica, Bio-Design e Design Simbiótico na sua utilização ao longo da investigação;

5.       Estudo do trabalho dos autores americano, alemão e português e recolha de dados pertinentes para a construção de uma poética específica;

6.        Caracterização fenomenológica de alguns projectos mediante a fundamentação da escolha de uma amostra que se considere paradigmática, no universo da obra total dos autores;

7.       Estudo e interpretação dos projectos seleccionados considerando a problemática da univocidade, biunivocidade e/ou triunivocidade das relações estabelecidas entre indivíduo/artifício/natureza;

8.       Estudo de tendências e teorias emergentes que trilhem novas perspectivas de um design para o futuro;

9.       Caracterização da obra dos autores considerando o pânorama actual do Design para a Sustentabilidade;

10.   Delimitação de possíveis estratégias de actuação futuras.

 

ETAPAS:

1.       Caracterização de contextos evolucionistas do design idustrial dos últimos 50 anos considerando as relações estabelecidas entre indivíduo/artifício/ natureza;

2.       Caracterização dos conceitos e projectos dos três autores numa dimensão de responsabilidades éticas e profissionais em que a natureza surge como inspiração e/ou como entidade a preservar;

3.       Obtenção de três padrões metodológicos de actuação fundamentados no estudo das diferentes propostas dos autores: Biónica, Bio-Design e Design Simbiótico;

4.       Enquadramento e aplicação dos três padrões estudados ao paradigma ambiental, social e económico actual;

5.       A importância da identificação e caracterização de forças e debilidades das propostas dos autores para uma melhor compreensão de futuras delimitações, metodológicas e estratégicas, de actuação do design;

6.       Hipóteses de aplicação de novas propostas que persigam o sucesso de um design para o futuro.